SUS – Sistema Único de Saúde: Informações importantes

Ao contrário de outros países, o Brasil tem um sistema de saúde pública que fornece serviços para toda a população, o SUS. Conheça algumas características desse sistema.

SUS – Sistema Único de Saúde

O Sistema Único de Saúde, denominado SUS, foi criado em 1988 para garantir o acesso à atenção à saúde de toda a população. Anteriormente, o acesso aos cuidados de saúde era restrito àqueles que contribuíam para a previdência social. O SUS mantém todos os hospitais públicos, laboratórios, hemocentros e centros de saúde.

Em teoria, o sistema de saúde pública funciona muito bem, mas a realidade está longe de ser ideal. Os hospitais públicos não têm leitos suficientes e os pacientes internados são encontrados deitados no chão dos corredores, a medicação e o número de médicos estão longe de ser suficientes.

Muitos municípios simplesmente não oferecem especialidades médicas, como endocrinologista ou cardiologista, e uma consulta simples com um clínico geral pode levar mais de dois meses. Como os hospitais não estão disponíveis em todos os municípios, a realização de uma cirurgia pode levar até dois anos.

Como existem diferenças significativas entre os estados brasileiros em termos de desenvolvimento de cuidados de saúde, algumas cirurgias só podem ser feitas em centros médicos sofisticados como o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Todos os anos, milhares de pessoas vêm de todos os estados brasileiros e esperam ser atendidas pelo Hospital das Clínicas e seus institutos, como o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer.

Por outro lado, qualquer cidadão brasileiro pode ir a um hospital público para receber tratamento. Ao ir ao hospital, o paciente deve fornecer seu RG (carteira de identidade brasileira) junto com o cartão do SUS.

A Importância do SUS

Todo brasileiro tem direito a atendimento médio gratuito nos hospitais públicos nacionais, basta apenas o paciente comparecer a uma a uma unidade de atendimento mais próxima com seu Cartão SUS e aguardar o atendimento.

Como Fazer o Cartão SUS

Fazer o Cartão SUS é simples, basta ir até uma unidade de atendimento portando qualquer documento de identidade com foto, acompanhado de um comprovante de residência. Dentro de alguns minutos, seu Cartão SUS estará pronto.

Cadweb SUS

Através do Cadweb SUS, os funcionários das unidades de saúde que prestam serviços pelo SUS tem acesso a informações sobre os procedimentos realizados nos pacientes.

Também é possível realizar diversas consultas sobre agendamento de consultas, internações, médicos e pacientes, facilitando a vida de quem trabalha na área de saúde.

Como funciona o CadWeb SUS?

Com um sistema de fácil entendimento, o CadWeb oferece diversas opções, como cadastro e alteração de dados, bem como o histórico do paciente.

São duas versões do CadWeb SUS, uma para cadastro, destinada cadastro, consulta e alteração de usuários, onde permite a impressão do Cartão Nacional de Saúde.

Já a outra versão do CadWeb SUS é a Administrador, destinada ao gerenciamento de operadores, manutenção e inserção de estabelecimentos vinculados ao SUS.

Antes da criação do SUS, apenas trabalhadores vinculados a Previdência Social tinham direito a atendimento em hospitais de forma gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *