O que é a Previdência Social?

Por meio da Previdência Social os trabalhadores realizam mensalmente contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sendo que essas contribuições são cobradas diretamente na folha de pagamento do trabalhador, e de acordo com o salário do funcionário, o valor descontado pode variar de 8% a 11%.

O valor arrecadado dessas contribuições é usada pelo INSS para posteriormente pagar a aposentadoria, pensão por morte, auxílios-doença, auxílio-acidente e outros benefícios determinados pela lei da previdência social.

Ocorrendo que no caso dos benefícios citados anteriormente, é preciso que o contribuinte observe algumas condições para o seu recebimento. Para fazer esse apuramento, o INSS realiza uma perícia, e dependendo do resultado, o beneficiário poderá ou não receber o valor do beneficio pretendido.

Para quem deseja obter um auxílio-doença, por exemplo, é preciso que comprove a incapacidade de continuar a exercer as suas atividades por conta da doença. Somente depois dessa confirmação é que o beneficio será liberado.

1 thought on “O que é a Previdência Social?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *