FGTS – Saiba O que é, Quem Tem Direito e o Valor

Os trabalhadores brasileiros que prestam os seus serviços Segundo a Consolidação de Leis trabalhistas contam com vários benefícios que são garantidos pelo Governo.

Na lista desses benefícios é achado o FGTS, que é um valor depositado pelo empregador mensalmente na conta do empregado.

>>> Conheça melhor o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, já nos próximos tópicos deste post.

O que é FGTS

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um beneficio que foi desenvolvido pelo governo brasileiro com o objetivo de servir de auxílio ao cidadão em caso de demissão sem justa causa.

Para que esse fundo exista, mensalmente o empregador deve realizar o depósito de um valor na conta do trabalhador. Sendo assim, é preciso que o beneficiário fique atento as informações deste beneficio para que ele saiba o valor exato do seu FGTS.

Salientando que cada empregador tem até o dia 7 de cada mês para realizar o depósito do valor do FGTS na conta de cada um dos seus empregados.

Quem Tem Direito ao FGTS

Todos os trabalhadores brasileiros que apresentam um contrato de trabalho formal a partir de 05/10/1988 tem o direito de receber o beneficio do FGTS. De modo mais específico, tem direito ao FGTS os seguintes funcionários:

  • Trabalhadores Rurais;
  • Trabalhadores intermitentes;
  • Trabalhadores Temporários;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Safreiros (inclui operários rurais, que operam somente durante o tempo da colheita);
  • Atletas profissionais;
  • Empregado doméstico.

Valor do FGTS

O valor do FGTS que deverá ser depositado na conta de cada um dos trabalhadores dependerá do salário do funcionário. Por lei, está definido que o valor depositado no fundo deverá ser equivalente a 8% do valor do salário auferido pelo trabalhador.

Agora, no caso de contratos de menores aprendizes a situação muda de figura. Nesse tipo de situação o empregador tem a obrigação de depositar somente 2% do equivalente ao salário na conta do trabalhador.

Consulta FGTS

Para saber se a empresa está fazendo o depósito do FGTS corretamente na sua conta, o trabalhador pode realizar a consulta online do FGTS.

É de extrema importância que se tenha conhecimento deste tipo de informação, pois se por acaso o empregador não estiver depositando o valor na conta do empregado, o funcionário não pode futuramente sacar o beneficio.

>>> Confira o passo a passo de como você pode facilmente consultar o valor FGTS, já a seguir:

  • Entre no site oficial do FGTS por meio deste LINK;
  • Quando a página estiver carregada, continue informando o seu número do PIS;
  • Em seguida clique em “Cadastrar senha”, isso caso ainda não tenhas uma;
  • Continue conferindo o regulamento apresentado e depois clique em “Aceito”;
  • Na próxima página insira todos os dados pessoais requisitados.
  • Crie a sua senha inserindo 8 dígitos e depois confirme as informações entradas.

Com todas as etapas acima completadas, você receberá uma notificação dando conta de que o cadastro foi realizado. Com isso, já poderás usar a senha cadastrada junto com o número do PIS para fazer a consulta do valor FGTS.

Além da consulta online, também é possível ficar a par do extrato FGTS por meio do serviço gratuito de envio de SMS disponibilizado pela Caixa.

Outra opção de consulta mais convencional, é a solicitação do envio do extrato FGTS a cada 2 meses para a sua residência.

Para requisitar um desses serviços será preciso se dirigir a uma das agências da caixa e falar com a atendente.

3 thoughts on “FGTS – Saiba O que é, Quem Tem Direito e o Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *