Extrato FGTS – Saiba Como Fazer a Consulta e Sacar

Benefícios trabalhistas como o FGTS devem ser bem monitorados pelo trabalhador brasileiro, já que em caso de demissão, este auxilio serve de grande ajuda. Então, não deixe de saber como você pode consultar o seu Extrato FGTS, e confira os próximos tópicos deste post.

O que é FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi instituído pelo Ministério do Trabalho com a finalidade de ajudar o empregado brasileiro a sustentar a si e a sua família em caso de demissão.

O valor deste beneficio é apenas liberado para os funcionários que trabalham Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ou seja, somente quem oferecer os seus serviços com carteira assinada pode auferir do auxílio FGTS.

Deste modo, o Governo obriga as empresas a realizaram o depósito mensal de um valor na conta de cada um dos trabalhadores. O valor depositado nessa conta criada na Caixa Econômica Federal corresponde a 8% do valor do salário auferido pelo trabalhador.

É importante destacar que os estagiários também tem o direito de receber o valor deste fundo. Acontecendo que na classe desses trabalhadores o auxílio disponibilizado corresponderá a apenas 2% do salário do empregado.

Como Consultar Extrato FGTS

Para permitir que o cidadão fique sempre informado acerca do estado do seu FGTS, são disponibilizadas várias formas de consulta do Extrato deste beneficio.

Você pode fazer a verificação do auxílio por meio da internet, telefone ou até mesmo se dirigindo a uma agência de atendimento presencial da Caixa.

Para fazer a consulta do FGTS por via Telefônica, basta ligar para a Central de atendimento da Caixa Econômica Federal da Caixa Econômica Federal usando o número 0800 726 0207.

Para ser atendido, você deverá fazer a ligação no horário de atendimento, que vai das 8 h às 21 h de segunda a sexta, e das 10 h às 16 h nos sábados.

Consulta FGTS pela Internet

Uma das formas mais simples e fáceis de fazer a consulta do FGTS é por via da internet. Usando esta via será possível conferir o extrato em pouquíssimo tempo sem precisar de se dirigir a uma das agências de atendimento presencial.

>>> Veja o passo a passo de como consultar o extrato FGTS pela Internet, logo abaixo:

  • Primeiro entre no site de consulta usando este LINK;
  • Prossiga digitando o seu número de PIS e a senha de internet já cadastrada no site;
  • Agora verifique a opção “Não Sou Um Robô”;
  • Por fim, basta clicar em “Continuar” que na próxima página já será possível conferir o valor do FGTS e várias outras informações do programa.

Frisando apenas que em caso de se tratar do primeiro acesso no site de consulta, será preciso realizar o cadastro de uma senha para poder ter acesso as informações do beneficio.

O cadastro da nova senha poderá ser realizado facilmente, bastando apenas que se clique em “Cadastrar ou esqueceu a senha?” e depois selecionar a opção “Cadastrar Senha”.

Como Sacar FGTS

O processo que permite a realização do saque do valor do FGTS não é difícil, sendo que basicamente o cidadão somente precisará de comparecer a uma das agências de atendimento da Caixa e requisitar o valor.

No momento da solicitação do saque é preciso que o beneficiário tenha consigo os seguintes documentos:

  • Documento de Identificação que tenha foto;
  • Número de Inscrição no PIS/PASEP;
  • Carteira de trabalho e previdência social;
  • Um cartão de programa social (Caso tenha);
  • Documento que comprove a condição específica que possibilita a retirada do FGTS.

1 thought on “Extrato FGTS – Saiba Como Fazer a Consulta e Sacar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *