Como tirar um Passaporte Brasileiro

O Passaporte Brasileiro é o documento oficial para viagens ao exterior emitido pelo Governo Federal, através da Polícia Federal.

As exigências de visto para cidadãos brasileiros são restrições de entrada administrativa por autoridades de outros estados colocadas sobre cidadãos do Brasil.

Cidadãos brasileiros têm visto de chegada a mais de 150 países e territórios, classificando o passaporte brasileiro em 18º lugar em termos de liberdade de viagem, de acordo com o índice de restrições a vistos de 2017 da Henley.

O passaporte brasileiro é o documento oficial para viagens ao exterior emitido pelo governo federal, através da Polícia Federal .

Um novo modelo foi introduzido oficialmente em julho de 2015, em conformidade com os padrões do Mercosul e ICAO, trazendo um novo método de criptografia biométrica e substituindo o último modelo de 2010. O novo passaporte também tem uma nova data de vencimento de 10 anos.

Como regra geral, os passaportes brasileiros são válidos por dez anos (cinco anos, no modelo de 2010) a partir da data de emissão. Eles não podem ser renovados: um novo passaporte deve ser obtido quando o anterior expirou ou um período de validade mínimo é exigido pelo país a ser visitado.

Os passaportes brasileiros podem ser solicitados por correio no consulado brasileiro que tem jurisdição sobre a residência da pessoa em um país estrangeiro.

Os passaportes encomendados pelo correio também são válidos por 10 anos, mas não possuem um chip com os dados biométricos de seu portador. As instruções dizem que se aplicando para um “novo” passaporte ou uma “renovação”, o mesmo aplicativo é usado.

Os cidadãos brasileiros não precisam de passaporte quando viajam para a maioria dos outros países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Venezuela). Para esses países, eles podem usar apenas a Carteira de Identidade.

Em dezembro de 2014, o Departamento de Polícia Federal ampliou a validade do documento, de cinco para dez anos.

Processo de emissão do Passaporte Brasileiro

PASSAPORTE BRASILEIRO

Os pedidos de passaporte agora são feitos exclusivamente pela Internet, no site do Departamento de Polícia Federal. É necessário preencher as informações em um formulário on-line, depois você deve imprimi-lo, juntamente com o boleto bancário da taxa exigida. Se o novo modelo de passaporte for emitido (o site informará se está disponível na cidade escolhida e publicado), uma data deve ser agendado previamente, também feita de forma online.

No horário agendado (ou a qualquer momento durante o expediente de emissão do passaporte, para o modelo antigo), o candidato se dirige ao posto da Polícia Federal escolhido com os documentos necessários (não é necessária foto para o novo modelo, já que a foto é tirada digitalmente no local) e o passaporte estará pronto no máximo seis dias úteis depois (geralmente menos).

A presença física do candidato no posto é necessária para solicitar e retirar o passaporte, mesmo que a versão do modelo antigo seja emitida. Casos especiais em que o requerente não possa comparecer pessoalmente por motivos relevantes (como questões de saúde) devem ser organizados com as autoridades caso a caso.

Os documentos normalmente exigidos para pessoas adultas estão listados abaixo. Os requisitos reais estão sujeitos a alterações e há casos especiais. Os candidatos devem sempre consultar o site da Polícia Federal para obter as informações mais recentes. Aplicam-se requisitos especiais para menores de 18 anos.

Documentos Para Emitir o Passaporte

Para todos os candidatos:

  • documento de identidade emitido pelo Estado ou outra forma oficialmente reconhecida de identificação;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • CPF (será dispensado se o número já aparece na Carteira de Identidade);
  • recibo do pagamento da taxa do passaporte;
  • formulário de candidatura impresso a partir da página online.

Se aplicável:

  • Título de Eleitor, com comprovação de ter votado nas últimas eleições ou legalmente justificado a ausência (o voto é obrigatório no Brasil para pessoas com idade entre 18 e 65 anos)
  • certificado de serviço militar, alistamento ou renúncia (para homens de 18 a 45 anos);
  • passaporte anterior, se houver (independentemente da validade);
  • duas fotografias de 5 × 7 cm (somente para o modelo antigo);
  • certidão de casamento ;
  • autorização judicial de mudança de nome ou sentença;
  • certificado de naturalização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *