Como imprimir o Cartão do SUS

Conheça um pouco mais sobre como o Ministério da Saúde está trabalhando para atender a população e veja como imprimir o Cartão do SUS.

O Cartão SUS é um documento fundamental na hora de agendar uma consulta na rede pública de saúde. Através dele é possível vincular serviços, procedimentos, atendimentos e demais ações realizadas no paciente.

Através do Cartão do SUS é possível organizar a identificação do paciente por meio de um único registro, unificando assim a base de dados de diferentes sistemas.

Antes de saber como imprimir o Cartão do SUS, vale lembrar que ele é fornecido de forma gratuita, em diversos postos de atendimento, veja mais a seguir.

É possível fazer e imprimir seu Cartão do SUS nos seguintes locais de atendimento:

  • Hospitais Municipais
  • Centros de Saúde
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Postos de Saúde

Uma das maneiras mais práticas e rápidas para imprimir o Cartão do SUS é pela internet, basta estar conectado a rede e ter uma impressora disponível. Se tiver dúvidas quanto ao procedimento e não quiser procurar um dos postos de atendimento, é possível ir até uma lan house e solicitar o serviço, geralmente é cobrado uma pequena taxa pelo serviço e impressão do Cartão do SUS.

O que eu preciso e como imprimir o Cartão do SUS?

Para imprimir o Cartão do SUS, é preciso ter os seguintes documentos:

  • Comprovante de Residência
  • Documento de identificação com foto
  • CPF.

Mas atenção, ainda não é possível fazer o Cartão do SUS totalmente online, é preciso dirigir-se até uma das unidades de atendimento, conforme citadas acima, e concluir a solicitação.

Como imprimir o Cartão do SUS

A 2º via do Cartão SUS, como dito acima, pode ser solicitada gratuitamente em qualquer unidade de saúde, desde que o cidadão leve consigo seus documentos pessoais (Documento com foto, CPF e comprovante de residência).

Também é possível imprimir o Cartão do SUS pela internet, veja abaixo o procedimento necessário e siga os passos para emitir a 2º via do Cartão do SUS.

  • Acesse o Portal do Cidadão, neste link;
  • Caso não tenha os dados de acesso, clique em Esqueci a senha e desejo recuperar;
  • Preencha os campos solicitados: Número do Cartão SUS (não sabe o número? veja abaixo como proceder), CPF e Nome da Mãe, conforme a imagem a seguir:
  • Assim que recuperar sua senha, acesse o Portal e imprima seu Cartão do SUS.
  • Se aparecer a mensagem dizendo que você não possui cadastro no sistema, clique aqui e realize seu cadastro.

Não sabe o número do Cartão SUS?

Em muitos casos, não temos o número do Cartão SUS anotado, quando perdemos ele, ficamos sem a identificação, mas é possível fazer a consulta pelo nome, veja a seguir como fazer:

O que é o Portal de Saúde do Cidadão

Através do Portal de Saúde do Cidadão, é possível encontrar diversas informações relacionadas a saúde pública. Também é nele onde podemos imprimir o Cartão do SUS, ter informações sobre o paciente e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *