Como fazer a Renovação do RNE?

O RNE é um documento muito importante para estrangeiros no Brasil e é emitido pela Polícia Federal brasileira.

Sendo um dos documentos mais importantes para os estrangeiros no Brasil, o RNE deve estar sempre presente, pois funciona como um cartão de identificação brasileiro para estrangeiros. O documento é solicitado com muita frequência para abrir contas bancárias ou para mostrar autoridades de imigração quando o estrangeiro entra ou sai do país.

O documento é emitido pela Polícia Federal e também pode ser chamado de Carteira de Identidade de Estrangeiro. Todos os estrangeiros que tenham um visto permanente, temporário ou de asilo devem solicitar uma RNE dentro de 30 dias da sua chegada ao país.

Informação Importante para Renovação

O RNE tem prazo de validade, com validade de nove anos. Os pedidos de renovação deste documento devem ser feitos 90 dias antes do vencimento do documento, sob pena de multa se este período não for respeitado.

Os titulares estrangeiros de vistos permanentes, que tenham participado de novo registro e que tenham completado 60 anos antes da data de expiração da nota ou que tenham deficiência, estão isentos da substituição do RNE, mesmo após o vencimento.

Procedimentos para Emissão ou Renovação de RNE

O processo de emissão ou renovação do RNE só é feito pessoalmente no Departamento de Polícia Federal mais próximo da residência do solicitante. Para solicitar um RNA, o estrangeiro deve preencher o formulário eletrônico disponível na opção “ Requerer Registro / Renovação ” e imprimi-lo.

Depois disso, o indivíduo pode agendar uma data e um horário para ir a uma unidade do Departamento de Polícia Federal. Isso pode ser feito por meio de uma ferramenta online disponível no site do Departamento de Polícia Federal ou eles podem simplesmente ir ao Departamento de Polícia Federal com todos os documentos solicitados em mãos. Recomenda-se que todos os documentos pessoais e prova de endereço sejam entregues pessoalmente.

Documentos necessários e cópias

O documento que deve ser apresentado por estrangeiros à Polícia Federal, depende da proteção legal que o estrangeiro deve manter legalmente no Brasil . No entanto, em geral, os documentos necessários para emissão ou renovação de RNA são:

  • Documento de viagem válido: Um documento de identidade pode ser apresentado para estrangeiros da Argentina , Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia. Para outras nacionalidades, o estrangeiro deverá apresentar original e fotocópia das páginas do passaporte utilizadas, que poderão ser autenticadas pelo cartório ou por funcionário do Departamento de Polícia Federal (DPF).
  • Obteve o visto consular e o formulário original de pedido de visto.
  • No caso de permanência obtida no Brasil, uma cópia do Diário Oficial da União (DOU) onde a concessão de residência foi publicada: Um documento pessoal também deve ser apresentado declarando adesão, como um registro consular, por exemplo.
  • Duas fotos recentes: em formato 3×4, coloridas e com fundo branco.
  • Pagamento das taxas requeridas: pague a taxa correspondente em qualquer banco, loterias e correios:

Taxa carteira de estrangeiro de primeira via R$ 204,77.

Processamento e avaliação de pedidos de autorização de residencia R$ 168,13.

Informações adicionais sobre a renovação da RNE podem ser obtidas no Departamento de Polícia Federal, através do endereço de e-mail estrangeiros@dpf.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *