Carteira de Trabalho – Quem Pode Tirar, Agendamento e Documentos Necessários

Todo o trabalhador brasileiro que deseja estar sempre com a sua situação trabalhista em dia, é necessário que tenha consigo a sua carteira de trabalho. Este documento deve ser obrigatoriamente apresentado por qualquer cidadão que pretenda prestar os seus serviços de acordo com o regime CLT.

O que é Carteira de Trabalho

De uma forma generaliza, a carteira de trabalho é um documento que apresenta as informações do trabalhador, inclusive os registros dos empregos que ele já teve.

Isso sem falar que neste documento podem ser achadas informações relacionadas ao pagamento de benefícios e do salário.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou simplesmente Carteira de Trabalho, deve ser portada pelo trabalhador a todo o momento, mesmo em caso de falta de emprego.

Sendo assim, quem não tiver esta carteira ou tiver perdido-a, deverá fazer a emissão da 1ª ou 2ª via de modo que esteja preparado assim que surgir uma oportunidade.

Este documento pode ser exigido para a comprovação do tempo de trabalho para a obtenção de benefícios como o seguro-desemprego e outros entregues pela previdência social.

Quem pode tirar

Para poder ter acesso à carteira de trabalho e usufruir de todos os benefícios que ela traz, é necessário que se cumpram alguns requisitos. Confira esses requisitos, já abaixo:

  • Ser Cidadão brasileiro nato ou naturalizado;
  • Apresentar idade mínima de 14 anos;

No caso de cidadãos que não são brasileiros, também será possível obter esse documento na sua modalidade de Carteira de Trabalho para estrangeiros. Valendo salientar que o processo que permite a obtenção da Carteira de trabalho é totalmente gratuito, tanto na primeira como na sua segunda via.

Agendamento Carteira de Trabalho

Antigamente para poder ter a carteira de trabalho, o Cidadão precisava de se dirigir a um posto de atendimento presencial, onde ele enfrentava uma longa fila até ser atendido.

Felizmente com o avançar dos meios tecnológicos, atualmente a emissão da carteira já não é um motivo de frustração, já que é possível fazer o agendamento da sua emissão, o que evita ter que aguardar na fila de espera.

>>> Não deixe de conferir como você pode fazer o agendamento da sua carteira de trabalho em pouquíssimos minutos, já abaixo:

  • Entre no site de atendimento agendado do Ministério do Trabalho e Emprego clicando AQUI;
  • Em seguida preencha todos os dados solicitados. No campo em que aparece tipo de atendimento, selecione a opção “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”. Depois clique em “prosseguir”;
  • Agora escolha a unidade, dia e horário para o qual pretendes fazer o agendamento;
  • Por fim é só informar o número do seu CPF, data de nascimento e outros dados requisitados, depois clique em “Agendar”.

I-M-P-O-R-T-A-N-T-E: Nem todos os municípios brasileiros contam com o serviço de agendamento on-line da Carteira de Trabalho.

Nesse tipo de situação, será preciso se dirigir a uma unidade de atendimento presencial ou ligar para ou ligar no número 158 para receber instruções de como seguir com a emissão da Carteira.

Documentos necessários para Carteira de Trabalho

Depois de realizar o agendamento e marcar o dia de atendimento, será preciso que o cidadão prepare toda a documentação que é necessária para a emissão da Carteira de Trabalho.

Ocorrendo que dependendo da via do documento pretendido, os documentos são os seguintes:

1ª via da Carteira de Trabalho:

  • CPF e documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Nascimento ou Casamento);
  • Foto 3×4 com fundo branco recente e colorida.

2ª Via da Carteira de Trabalho:

  • CPF e documento de identificação com foto;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante do estado civil;
  • Boletim de ocorrência;
  • Documento que apresenta o número da 1 via da Carteira de Trabalho.

5 thoughts on “Carteira de Trabalho – Quem Pode Tirar, Agendamento e Documentos Necessários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *