Carteira de Trabalho

Carteira de Trabalho Digital



A Carteira de Trabalho digital veio para substituir o documento de papel. O aplicativo não é novidade, pois existe desde 2017, porém só passou a substituir o modelo tradicional após a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica.

Com o objetivo de modernizar o acesso às informações do trabalhador, a Carteira de Trabalho Digital está disponível para celulares tanto Android quanto iOS, além de poder ser acessada pela Web.

Como benefício, a nova Carteira de Trabalho trás maior agilidade não só em sua solicitação, mas também para ter acesso a informações de contratos de trabalho e qualificação civil.

E a Carteira de Trabalho Antiga?

A Carteira de Trabalho impressa continua valendo e deve ser guardada. Apesar da nova Carteira de Trabalho Digital apresentar todos os contratos de trabalho antigos, é importante mantear o modelo físico guardado.

Com relação aos contratos de trabalho já registrados, A CTPS física deverá ser guardada para fins de comprovação. Durante o período de transição, para as empresas que não estão no eSocial, será obrigatória a anotação na CTPS Física.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Para solicitar a Carteira de Trabalho Digital, primeiramente deve-se cadastrar no por meio do link https://servicos.mte.gov.br. A Carteira de Trabalho Digital está disponível para iOS e Android.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para iOS e Android, mas também pode ser acessada pela internet pelo link servicos.mte.gov.br. Antes de fazer a sua, é necessário cadastrar-se no portal gov.br.

  1. Crie sua conta no site acesso.gov.br;
  2. Informe seus dados pessoais nos campos solicitados;
  3. Selecione uma forma de ativação (SMS ou email);
  4. Informe o código recebido por SMS ou email para ativar sua conta, crie uma senha de acesso.

Se não for possível criar uma senha da Carteira de Trabalho Digital pela internet, procure um caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa.

Como Baixar o Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

  1. Acesse a App Store ou Play Store e procure pelo aplicativo oficial
  2. Após a instalação, clique em Entrar e informe os dados solicitados;
  3. Será necessário confirmar algumas informações pessoais, faça isso;
carteira de trabalho digital

Feito isso, você pode visualizar suas informações de contratos de trabalhos. Ao solicitar maiores detalhes, uma informação de segurança é solicitada.

Verifique com atenção os dados informados, pois é possível ter seu cadastro bloqueado. Seu CPF passa a ser o número de sua Carteira de Trabalho Digital ao instalar no celular.

Uma empresa pode exigir que eu apresente minha carteira de trabalho física?

Caso a empresa não esteja cadastrada no eSocial, ela pode solicitar o modelo antigo da Carteira de Trabalho. Porém as empresas tem até o ano de 2021 se cadastrarem no eSocial, após isso somente a Carteira de Trabalho Digital será aceita.

1 Comment

Leave a Comment