Cartão do SUS: Como fazer o seu

O Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável pelo atendimento médico gratuito de toda a população brasileira. Através do Cartão do SUS, é possível acessar diversas informações sobre o usuário, como endereço, data de nascimento, nome da mãe, documentos pessoais entre outros.

O cartão possui um número de registro único e todos os procedimentos realizados pelo paciente são registrados e vinculados a este número, como: Consultas recentes, enfermarias, data e horário, últimas medicações prescritas e quais serviços do SUS foram prestados.

No seu cartão, além do número de identificação no sistema, constará seu nome, sexo e data de nascimento.

Como fazer o Cartão do SUS pelo aplicativo ConecteSUS

A apresentação do Cartão SUS é obrigatória para o paciente ser atendido no sistema público de saúde. Caso você tenha perdido o seu, é possível fazer uma segunda via online.

Emitir Cartão do SUS pelo aplicativo

  1. Acesse a loja de aplicativos de seu celular.
  2. Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  3. Na tela inicial, clique em “Começar”;
  4. Logo após, clique no botão “Entrar”;
    digite seu CPF e a senha do acesso Gov.br;
  5. Se não possuir conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  6. Aceite os termos de uso para acessar o aplicativo;
  7. Ao entrar no aplicativo, clique no botão laranja no canto inferior direito da tela.

Feito isso, seu Cartão do SUS será apresentado na tela, onde você poderá baixar clicando em “Download”, que é representado por uma flecha.

Os dados fornecidos no sistema devem pertencer ao próprio cidadão que esta se apresentando ou que os dados sejam de um dependente legal devidamente identificado. Qualquer dúvida na Os dados fornecidos no sistema devem pertencer ao cidadão que se apresenta ou que os dados pertençam a um responsável legal devidamente identificado. Em caso de dúvidas sobre como realizar este procedimento, entre em contato com a Dique-Saúde no número 136, opção 8.

Seu Cartão SUS virtual pode substituir o cartão impresso.

Como fazer cartão SUS online?

Cartão do SUS

Caso ainda queira ter o cartão físico, siga os passos abaixo para imprimir seu Cartão do SUS:

  1. Acesse o site Conecte SUS;
  2. Clique no botão “Entrar”;
  3. Digite o número de seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Se não possuir conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  5. Ao acessar o site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;

Lembre-se de colocar um e-mail válido em seu cadastro, pois é através dele que seus dados poderão ser recuperados.

O seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

Após baixar seu Cartão do SUS online, é possível imprimir e levar na sua próxima consulta.

Importante saber: Só é possível imprimir a segunda via do Cartão SUS para pessoas que já tenham o Cartão físico do SUS.

Veja Também: SUS – Sistema Único de Saúde: Informações importantes

Onde obter o cartão Nacional de Saúde

Nas unidades de saúde, é preciso levar documentos para comprovar informações pessoais como: RG, CPF, número de PIS/PASEP (se possível) e comprovante de endereço.

Como imprimir seu cartão

Caso você já tenha o cadastro no Sistema de Saúde com número de registro já validado, poderá apenas imprimir seu cartão com seus dados, baixando conforme explicado logo acima.

Mudei de cidade, preciso de um novo cadastro no SUS?

Não. Caso tenha mudado de cidade, não é necessário um novo cadastro no SUS nem a emissão de um novo cartão, apenas faça a atualização de seu cadastro no Portal do SUS.

Consulta por Nome ou Número do Cartão SUS

O funcionário que possui ou não o cartão SUS pode fazer algumas solicitações no portal do cidadão. Para quem já possui o documento, podem ser visualizados os dados de procedimentos realizados, últimas medicações e alterações no cadastro como senha e endereço.

Para quem ainda não possui o cartão, é possível realizar o pré-cadastro e solicitação de protocolo de registro no sistema do SUS.

Tanto as consultas sobre o histórico de transações, alterações de dados e solicitações de novos cadastros são feitas via internet, por meio de acesso online pelo portal do cidadão, utilizando o número do cartão e senha de acesso.

Para verificar as informações no sistema, é necessário ter os dados do cidadão, como número de matrícula, CPF, data de nascimento, nome da mãe e procedência.

Consulta

Quem já está cadastrado no sistema online do SUS pode visualizar os dados e procedimentos com o número do cartão nacional de saúde e a senha.

Cartão do SUS

O cidadão que não tem a certeza se já possui cadastro no sistema do Cartão Nacional de Saúde, pode utilizar o formulário abaixo para uma consulta a base de dados do SUS.

  1. Acesse o endereço https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/
  2. Digite Número de cartão e senha de acesso

Caso não lembre a senha de login, clique no link “Esqueci a senha” para recuperar. Seus dados serão enviados para o e-mail cadastrado no sistema.

Related Posts

One Response

  1. NOAH GABRIEL LIMA MIRANDA

Add Comment