Auxílio Doença: Como agendar a perícia e valor do beneficio

O auxílio doença é um dos benefícios mais valiosos para o trabalhador. Por isso, é necessário que todo o cidadão brasileiro saiba como ele funciona, sobretudo no que diz respeito a questão dos requisitos auxílio doença.

>>> Continue conosco nas próximas linhas de texto e descubra se você tem direito de receber esse beneficio ou não, conhecendo os seus requisitos.

Requisitos para receber o Auxílio Doença

De forma bem simples, o auxílio-doença é um beneficio que de acordo com a Lei é direcionado aos trabalhadores que por motivo de doença ficam incapacitados de prestar os seus serviços.

Lembrando ainda que o empregado precisa de estar inscrito no INSS, que é parceiro da Previdência Social, para poder qualificar para o recebimento deste beneficio.

>>> Confira a lista completa dos requisitos auxílio-doença, logo a seguir:

  • Apresentar um tempo mínimo de 30 dias longe do trabalho;
  • Ter um laudo médico que comprove a incapacidade de exercer a sua atividade laboral (feito pela perícia médica INSS);
  • Ter contribuído por um período de no mínimo 12 meses com a previdência social.

Agendamento da Perícia Auxílio-doença

Para fazer a comprovação da incapacidade de continuar a trabalhar, é preciso que o empregado passe pela perícia do INSS. No fim deste procedimento de avaliação médica, você poderá ter o laudo médico que lhe permitirá dar continuidade a solicitação do beneficio.

Sendo que para poder realizar a perícia do INSS, é necessário que primeiramente se faça o agendamento da mesma por meio da Internet. Veja como seguir com esse agendamento, logo abaixo:

  • Acesse a página de agendamento do INSS por este link;
  • Clique em “Agendar”, e na barra lateral esquerda da próxima página selecione a opção “Agende Sua Perícia”;
  • Em seguida escolha a opção “Agendar Novo” e siga as próximas instruções para finalizar o agendamento.

No final do agendamento, você já conhecerá o local, dia e hora em que deverás comparecer para fazer a sua perícia. Lembre-se de preparar o mais cedo possível todos os documentos que deverão ser apresentados no dia do seu atendimento.

Após se fazer presente na unidade de atendimento do INSS e passar pela perícia, será possível conferir o andamento do processo e inclusive obter o resultado por meio do site da Previdência Social.

Valor do Auxílio-doença

A determinação do valor do auxílio-doença depende do salário de beneficio e dos salários de contribuição. Ocorrendo que o auxílio disponibilizado mensalmente nesse beneficio deverá equivaler a média das 12 últimas contribuições feitas pelo beneficiário.

Lembrando ainda que o valor do beneficio jamais será inferior ao salário-mínimo nacional em vigor.

Cálculo auxílio-doença – Para descobrir o valor exato deste beneficio, basta fazer o cálculo considerando que ele será igual à média das últimas 12 contribuições pelo fator de 91% do salário do beneficio, como mostra a fórmula abaixo:

Auxílio-doença = media das últimas 12 contribuições X 91% do salário do beneficio É importante ter em conta que quando se tratar do segurado especial, que é o trabalhador rural, pescador e lavrador, o valor do auxílio-doença fica definido na quantia de um salário-mínimo nacional.

NÃO ENCONTROU? PESQUISE ABAIXO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *