Auxílio-doença 2019: Entenda como funciona

O Auxilio Doença é um dos benefícios previdenciários que mais importa para o trabalhador brasileiro. Por meio deste beneficio disponibilizado através do INSS é possível ter acesso a um valor que auxilia o empregado em caso de doença.

>>> Continue acompanhando os próximos tópicos deste post e conheça os principais aspetos acerca deste beneficio.

Como Funciona o Auxilio Doença 2019

O Auxilio Doença 2019 é um beneficio que é pago quando o trabalhador não apresenta condições para continuar a trabalhar. Ou seja, este auxílio funciona do mesmo jeito que a “aposentadoria por invalidez”, beneficio que também é disponibilizado quando o funcionário está incapacitado de trabalhar.

Apesar dessa semelhança, vale frisar que o auxílio-doença acaba por se diferenciar da aposentadoria por invalidez por este fornecer o auxílio por um “tempo determinado”. Ou melhor, ele é disponibilizado pelo período em que a doença persistir.

Valendo frisar que mesmo no caso doenças que deixam o trabalhador incapaz de fornecer os seus serviços pelo resto da vida, o auxílio-doença será entregue por todo esse tempo até o falecimento do beneficiário.

Valor do Auxilio Doença

Para garantir que o valor do auxílio-doença consegue compactuar com o custo de vida atual, a previdência social por meio do INSS realiza o pagamento do valor deste beneficio na mesma quantia do valor definido para o salário-mínimo.

Deste modo, para o ano de 2019, os beneficiários do INSS podem esperar um auxílio-doença que esteja no valor de R$ 998.

Lembrando ainda que o pagamento deste auxílio é realizado todo o mês sem nenhum corte conforme definido na lei da previdência social.

Quem Tem Direito

De um modo generalizado, o Auxilio Doença é disponibilizado aos empregados que não apresentam mais condições de exercer a sua atividade. Sendo que esta incapacidade de trabalhar pode ser por:

  • Doença que impeça o cidadão de trabalhar;
  • Acidente ocorrido no ambiente de trabalho.

Independentemente do motivo por detrás da incapacidade, será preciso que o cidadão comprove o seu estado atendendo a perícia INSS. A comprovação é feita por meio da junta médica emitida no processo da perícia INSS.

Valendo salientar que mesmo no caso de pessoas com doenças graves como o câncer ou deficiência mental, ainda será preciso seguir com a perícia INSS para poder obter o beneficio do auxílio-doença.

NÃO ENCONTROU? PESQUISE ABAIXO:

3 thoughts on “Auxílio-doença 2019: Entenda como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *