Abono Salarial – Quem Tem Direito, Valor e Como Sacar

Os benefícios trabalhistas são de grande ajuda para o trabalhador brasileiro, pois por meio deles é possível ter um certo auxilio em caso de necessidade. Então, se você deseja saber mais sobre o abono salarial, não deixe de continuar acompanhando os próximos tópicos deste post.

O que é Abono Salarial

O abono salarial, também conhecido como PIS, é um beneficio que foi criado pelo governo federal com o objetivo de aumentar o rendimento dos trabalhadores, e permitir dessa forma que o trabalhador realize o pagamento das suas contas de forma mais tranquila.

É importante que se tenha em conta que o Abono Salarial não é um beneficio que é pago a todos os trabalhadores brasileiros. Ocorrendo que somente terá direito ao mesmo quem cumprir com os requisitos impostos para o seu recebimento.

abono salarial
Brasília- DF- Brasil- 01/10/2015- Foi lançada hoje a nova versão da Carteira de Trabalho. Agora digital, o documento passa a ser mais seguro e um dos objetivos é tornar mais ágil processos como recebimento de Seguro Desemprego. Foto: Gabriel Jabur/ Agência Brasília

Quem tem direito ao Abono Salarial

Os requisitos para poder receber o abono salarial são bem claros, sendo que somente poderá usufruir deste auxilio o trabalhador que atender as seguintes exigências:

  • Apresentar um cadastro PIS ativo por um período de no mínimo 5 anos;
  • Contar com um tempo de trabalho no ano-base com carteira assinada de no mínimo 30 dias consecutivos;
  • Não apresentar uma remuneração mensal que ultrapasse a quantia de 2 salários mínimos nacionais;
  • É preciso que o empregador tenha feito a entrega das informações dos funcionários junto a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Valor do PIS/Pasep

A quantia disponibilizada aos beneficiários do abono salarial é definida tendo se como base o valor do salário mínimo nacional. Também é necessário que se tenha em conta que este auxilio é entregue ao funcionário de acordo com o seu tempo de trabalho com carteira assinada.

Considerado isso, durante o cálculo do valor do abono salarial o empregado deverá considerar que cada um dos meses trabalhados concede o direito de 1/12 da quantia do salário mínimo em vigor. Por exemplo:

  • No caso de quem trabalhou com carteira assinada apenas um mês no ano-base inteiro, será concedido um beneficio correspondente a 1/12 do valor do salário mínimo;
  • No caso de quem contabilizou apenas 6 meses de trabalho com carteira assinada, o valor do auxílio disponibilizado será correspondente a ½ da quantia do salário mínimo nacional;
  • No caso de quem prestou os seus serviços durante o ano inteiro com carteira assinada, o valor do abono oferecido será integral. Ou seja, nessa situação o trabalhador terá direito de receber o valor total de um salário mínimo nacional.

Saque do Abono

O pagamento do valor do abono salarial ao trabalhador é feita pela caixa econômica federal. Sendo assim, é nessa instituição em que o funcionário deverá se dirigir para poder sacar o seu abono salarial.

Veja aqui o calendário de pagamento do Abono Salarial 2016

Valendo lembrar que no momento da requisição do valor do abono, é preciso que o trabalhador tenha consigo os seguintes documentos:

  • Documento de identidade que tenha foto do beneficiário;
  • Cartão Cidadão.

Tendo esses documentos em mãos, já será possível seguir com o saque do auxílio numa agência ou correspondente da Caixa Econômica Federal. Frisando que o saque pode ser feito por meio de uma caixa eletrônica da Caixa pelo uso do cartão cidadão.

5 thoughts on “Abono Salarial – Quem Tem Direito, Valor e Como Sacar

  1. Boa noite.
    Minha carteira e assinada desde 2013.
    Com dois salários mínimos eu tenho direito abono salarial.
    Até quantos salários o trabalhador tem direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *